segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Marketing é luxo para pequenas empresas?

Os especialistas garantem que não. Para eles, é uma peça fundamental para o sucesso - Fonte Revista Exame - 13/05/2010

Em todos os lugares no Brasil - É comum ouvir os pequenos empresários dizendo que marketing é artigo de luxo, setor que só as grandes empresas conseguem manter. Os especialistas garantem que essa visão é antiga e estigmatizada. Marketing é uma questão de os sócios desejarem se organizar para começar a fazer um planejamento.
Vou mais longe ainda e garanto que marketing não é impossível, nem caro, nem difícil para as empresas de pequeno porte. É obrigatório e feito de pequenas ações. Um cartão de visita diferenciado e um site bem feito já ajudam a consolidar a imagem da empresa com clientes e consumidores. São as estratégias e o planejamento nesta área que conseguem reunir grupos de consumidores com os mesmos desejos e vontades em relação a um produto ou serviço. O marketing funciona como um processo de relacionamento e entendimento da necessidade do cliente.
A comunicação de uma empresa precisa deixar claro qual é o diferencial competitivo do seu produto ou serviço para convencer o cliente a optar por ele em meio profusão de concorrentes.
O primeiro passo é estar preparado para atender a demanda que pode surgir. Se o cliente não conseguir ser atendido vai achar que a empresa não é boa. Certifique-se também que o seu planejamento está bem feito. Isso inclui, por exemplo, preço correto, uma distribuição eficiente e ações no ponto de venda. A marca de uma empresa é sua imagem com o público e para ter um melhor desempenho é importante que ela transmita os valores e compromissos do negócio. Marca é o ativo mais importante para qualquer empresa, seja ela de que segmento e porte for. Qualquer empresa pode ter uma marca forte, ou seja, conhecida dentro do seu público-alvo e respeitando as devidas proporções. A pequena empresa pode ter sucesso, mas tem que ter características próprias. Marcas de nicho que são muito fortes, mas desconhecidas por quem não faz parte do público consumidor dela. É essencial é que a empresa tenha um posicionamento claramente definido, deixando claro o que é o negocio e para quem. Parece simples, mas muitas vezes os empresários acabam perdendo o foco e agindo de forma pouco clara para o consumidor. Este é o grande ponto para que o empresário consolide a marca.

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