sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Financeiro e Marketing de uma empresa são aliados ou rivais?

Antes de mais nada precisamos definir a importância de se ter e seguir rigorosamente o processo de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL, independentemente do porte e do segmento de uma empresa.
Empresas precisam parar de fazejamento e partir para o planejamento. Assim, ganham tempo, otimizam processos e permitem que todos os departamentos possam interagir de forma proativa e dinâmica. Consequentemente, pessoas e departamentos deixam de ser rivais e se tornam aliados em prol do fortalecimento e crescimento da empresa permitindo que todos ganhem.
Os Planejamentos financeiro e de marketing serão os processos habituais e corriqueiros nessa nova fase do negócio.
Para facilitar o entendimento pleno desta nova fase do negócio, o planejamento financeiro é a capacidade do empresário em entender a diferença entre receitas e despesas e, com isso, apurar as necessidades de recebimentos em função dos custos fixos diretos e indiretos que o negócio registrar. Após essa etapa poderá apurar a dimensão real de lucro.
O Marketing é mais que uma ferramenta, é uma necessidade que o empresário tem em divulgar e apresentar o seu produto ao consumidor, destacando suas qualidades e facilidades, com o objetivo de criar um fator de diferenciação para o mesmo em relação à concorrência.
Essas são apenas algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para o sucesso do negócio, lembrando sempre que as empresas vencedoras não se dão através de um departamento forte, mas sim pelo alinhamento e a força de seu conjunto como um todo.
Portanto, o marketing é mais que um aliado do departamento financeiro, pois permite que a empresa tenha visão estrategista e construa, fortaleça relacionamentos duradouros, fidelizando e não somente retendo clientes, contribuindo para que a empresa aumente o seu market share.
Autoria: Jaqueline Romero - Consultora de Marketing e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário